Obá, nos Jardins, dá positiva guinada tailandesa na chegada do chef Maurício Santi

Quando foi anunciado, em dezembro, que o restaurante Obá estava sob nova direção, imaginou-se que quase nada mudaria neste longevo, despretensioso e simpático endereço dos Jardins, na ativa na Rua Melo Alves há respeitáveis 13 anos.

OBA5Ainda que fisicamente inalterado, o casarão colorido passou por uma significativa transformação conceitual com a chegada do chef Maurício Santi.

O cardápio antes dedicado aos pratos do México, Brasil, Itália e Tailândia assumiu de vez o viés asiático. Paulista de Mogi das Cruzes, Santi constriu sua carreira quase toda fora do Brasil. Morou, entre idas e vindas, cinco anos na Tailândia (é fluente no idioma local) e trabalhou na capital Bangcoc com o chef David Thompson, do restaurante Nahm — atual 10º colocado na lista do Asia’s 50 Best Restaurants.

OBA4Suas combinações de sabores instigam o paladar. Nas visitas realizadas, a melhor das entradas provadas foi a salada de ovo frito coberta por paçoca de carne de porco bem desfiada (46 reais; foto). A sugestão marca pelo ótimo molho agridoce picante composto de sete ingredientes e traz folhas frescas de hortelã e coentro na finalização.

Pode-se abrir o apetite também com a macia bochecha de porco grelhada e fatiada ao molho de tamarindo, açúcar de palmeira e limão-taiti (24 reais; foto); ou as ostras de Florianópolis (42 reais; 4 unidades; foto) temperadas com molho thai.

OBA3Na lista de pratos principais, todos para compartilhar, uma sugestão cheia de vigor é a sopa tom kha gai (42 reais; foto). É preparada com leite de coco, frango e aromáticos temperos como folha de limão-kaffir, erva-cidreira, coentro e pimentas.

Ainda que saboroso, úmido e repleto de ingredientes, o clássico pad thai goong (65 reais; foto) pecou pelos camarões de textura molenga.

OBA6Fez mais bonito o chu chii pla (89 reais). Nele, o peixe em posta alta (pescada-amarela, dourado ou robalo) é grelhado na folha de bananeira e servido com ótimo molho de curry vermelho mais arroz de jasmim no papel de guarnição.

Na parte açúcarada do menu, há sorvetes artesanais de sabores inusitados como tamarindo, gengibre e chá tailandês, preparados com parceria a Arte Gelati.

Obá
Rua Doutor Melo Alves, 205, Jardins, tel.: (11) 3086-4774.
Segunda a quinta, 12h/16h e 19h/0h;
Sexta, 12h/16h e 19h/1h;
Sábado, 12h/1h;
Domingo, 12h/0h.



HIGHLIGHTS
Obá

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Tailandesa

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar