Chef formado no exterior, Pedro Gonzalez inaugura o Tortuga, de Barcelona, em SP

Chef formado no exterior, Pedro Gonzalez inaugura o Tortuga, de Barcelona, em SP

Depois de 14 anos dedicados à boa mesa em Nova York, Sydney e Catalunha, o chef Pedro Gonzalez decidiu regressar ao Brasil e apresentar seu trabalho aos paulistanos. No ponto onde funcionou o extinto Feriae, na região apelidada de pinheiros/" class="tf-auto-link" title="Veja mais sobre Baixo Pinheiros no Taste & Fly">Baixo Pinheiros, inaugurou o Tortuga, filial do restaurante que mantém desde 2021 na Gran Via, no Eixample, em Barcelona.

Formado no French Culinary Institute de Nova York e no Le Cordon Bleu de Sydney, ele não se preocupou em reproduzir à risca em São Paulo o menu da matriz espanhola. Ainda assim, os dois endereços assemelham-se no propósito de apresentar uma cozinha sem fronteiras, mesclando diversas referências culinárias.

Um dos méritos do chef paulistano é não ter medo de arriscar. Encontram-se no menu receitas de perfis bem distintos — da leveza à potência, do descomplicado ao complexo. 

O menu atual, de primavera, começa com duas delícias: o tartar de coxa de avestruz ao ponzu de água de tomate (22 reais; foto), apresentado como um canapé; e o beignet recheado de espinafre e queijo pont-l’évêque Serra das Antas (40 reais). A croqueta de jamón, por outro lado, deixou a desejar, com recheio muito líquido.

A seleção de pratos principais traz duas massas de personalidades diferentes. Uma delas é o orecchiette (85 reais; foto), curiosamente servido em temperatura ambiente. Vem incrementado com stracciatella (recheio da burrata), tomates confitados, gastrique de maçã, azeite de manjericão e brotos de rúcula.

A outra é o casarecce mentaiko (95 reais; foto). De ótimo ponto, a massa é servida com molho de influência asiática de sabor marinho, para paladares específicos.

O molho leva caldo dashi, shoyu, creme de leite, manteiga noisette, furikake e três tipos de ovas de peixe — mentaiko, tobiko e ikura —, além de espuma de queijo Tulha.

Para os fãs de carne, a dica é galta de ternera (95 reais; foto), que estava irretocável na primeira visita (desmanchando de tão macia), mas menos suculenta na segunda.

A bochecha bovina é cozida lentamente em vinho tinto, resultando num molho apurado e cheio de sabor. É servida com purê de batata, molho espagnole, cogumelo cantarelo e pó de salsão.

O atendimento simpático, mas ainda um pouco perdido, é um ponto a melhorar.

Na carta de vinhos que privilegia rótulos de baixa intervenção, mire o espanhol La Tarara (260 reais), 100% tempranillo com estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês elaborado pela Bodegas Obalo, em Rioja.

Tortuga (@tortuga.saopaulo e @chefpedro.gonzalez)
Rua Padre Carvalho, 171, Pinheiros.
WhatsApp: (11) 9-6191-2225.
Terça a sexta, 12h/15h30 e 18h30/23h;
Sábado, 12h30/17h e 18h30/0h;
Domingo, 12h/17h.

Foto do chef e do prato casarecce mentaiko: Jonas Bodruk/Divulgação.

Fabio Wright
Fabio Wright
Jornalista gastronômico · Colunista da CNN Viagem & Gastronomia · Fundador do Taste & Fly

Site oficial: instagram.com

Veredito Taste & Fly
Tortuga
3/5
Também no Pinheiros
Ver todos →

Está procurando bares e restaurantes em Pinheiros? Veja todos →

Está procurando os melhores restaurantes de São Paulo? Veja todos →



HIGHLIGHTS
Tortuga

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Variada

Jornalista gastronômico com mais de 30 anos de experiência. Crítico e jurado do guia Comer & Beber da Veja São Paulo (2003-2013) e ex-colunista do Estadão. Em 2014, fundou o Taste & Fly, onde publica semanalmente críticas independentes baseadas em visitas presenciais. Colunista da CNN Viagem & Gastronomia, co-apresentador do podcast Varados de Fome e curador da Taste and Fly Vinhos.

Seja o primeiro a comentar