Com atmosfera de uma ‘vera’ pizzaria italiana de bairro, Tica é um dos achados de 2025

Talvez por estar numa das ruas menos gastronômicas do Itaim, talvez por ser ‘tiquitita’ e discreta, a Tica Pizzaria abriu as portas neste ano quase sem chamar a atenção. Mas fique sabendo: este ponto da Rua Clodomiro Amazonas guarda um dos grandes achados de 2025.

Com uma deliciosa atmosfera caseira, o lugar faz o visitante se sentir em uma ‘vera’ pizzaria italiana de bairro. As pizzas individuais fiéis à cartilha napolitana — com bordas altas e aeradas — são montadas na frente dos clientes, que têm à disposição na mesa uma tesoura para cortá-las e saboreá-las com as mãos.

O nome “tica”, aliás, é uma alusão ao barulho da tesoura ao fatiar a pizza.

O proprietário Caio Soares prepara pessoalmente as pizzas e entradinhas que compõem o menu. Entre as sugestões de abre-alas, vale apostar na rotolina (55 reais), que consiste em enroladinhos de pizza recheados com calabresa e Catupiry, acompanhados de molho de tomate.

Os discos elaborados com farinha italiana e massa de fermentação natural de 48 horas ganham 15 sugestões de cobertura.

Além das tradicionais marinara (53 reais), margherita (59 reais) e aliche (69 reais), há algumas de perfil mais moderno, como a ótima diávola (66 reais), com molho de tomate, mussarela, salame artesanal apimentado da Cinque e fios de mel.

Também vale a pena provar a prosciutto (89 reais), com molho de tomate, queijo caciocavallo, presunto cru da Serra Gaúcha recheado com stracciatella e raspas de limão-siciliano na finalização.

Com apenas seis rótulos, a exígua carta de vinhos reúne exemplares como o Larentis Merlot (30 reais a taça) e o ótimo tinto Ramón Bilbao Crianza 2021 (155 reais), da região espanhola de La Rioja.

Tica Pizzaria Napoletana (@ticapizza)
Rua Clodomiro Amazonas, 1216, Itaim Bibi.
WhatsApp: (11) 9-1702-4543.
Quarta a domingo, 18h/23h;
Fecha segunda e terça.



HIGHLIGHTS
Tica Pizzaria Napoletana

Faixa de Preço: $
Tipo de Cozinha: Pizza

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar