Pedro de Artagão estreia em São Paulo com filial do simpático Boteco Rainha, no Itaim

Um dos mais conhecidos chefs e restaurateurs do Rio, Pedro de Artagão acaba de trazer para São Paulo um de seus sucessos cariocas. No fim de maio, inaugurou por aqui uma filial do Boteco Rainha, badalado endereço que ele abriu em 2020 na Rua Dias Ferreira, no Leblon.

Na Rua Pedroso Alvarenga, no Itaim Bibi (quase em frente ao longevo restaurante francês Freddy), a versão paulistana do Rainha assemelha-se bastante com a matriz.

Tem decoração com azulejos portugueses, convidativas mesinhas na calçada, clima de boteco e ágeis garçons que aterrissam chopes (Brahma) de colarinho cremoso.

A casa, como era de se esperar, já virou ponto de encontro de turmas de amigos cariocas radicados em São Paulo.

O cardápio reúne tira-gostos como sardinha escabeche (28 reais), punheta de bacalhau (42 reais) e aipim — ops, mandioca! — frita (26 reais), além de tentadores salgados por unidade ou em porção de quatro unidades.

Entre eles estão a boa empadinha de camarão com catupiry (9 reais), o bolinho de bacalhau (mesmo preço), que poderia vir mais sequinho, e o pastel de queijo com cebola.

Nos dias frios, caem bem os revigorantes e encorpados caldinhos de feijão-preto (22 reais; foto) e de frutos do mar (28 reais).

Outra característica do Rainha são os pratos fartos (e um tanto caros) para compartilhar.

Há sugestões com bacalhau (212 reais), arroz de pato (162 reais), estrogonofe de camarão (154 reais) e velhas receitas boêmias, como filé à osvaldo aranha (138 reais) e — prato difícil de ser encontrado em SP que os cariocas adoram — o filé à francesa (138 reais), que traz a carne grelhada acompanhada de presunto, ervilha, cebola e batata-palha, tudo misturado.

Ah, e não esqueça de provar as batidas, tão comuns no Rio e cada vez mais raras em São Paulo, nos sabores de gengibre, de caju ou de coco, servidas com gelo no copo americano (12 reais a dose).

Boteco Rainha SP (@boteco_rainha)
Rua Pedroso Alvarenga, 1181, Itaim Bibi.
Informações no tel.: (11) 3168-5689.
Terça a domingo, 11h30 às 23h30;
Fecha às segundas-feiras.

Não trabalha com reserva de mesa.
Atendimento por ordem de chegada.

@partagao
@grupoiraja



HIGHLIGHTS
Boteco Rainha SP

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Portuguesa

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar