[Rio] Chef Pedro de Artagão estreia na Praia do Leblon com o já badalado quiosque Azur

Chef de verve empreendedora, Pedro de Artagão transformou seu nome em uma das marcas mais reluzentes da cozinha carioca nos últimos cinco anos. Depois de despontar como chef do ótimo Laguiole, restaurante dentro do Museu de Arte Moderna (MAM-Rio), ele abriu em 2011 em Botafogo o contemporâneo Irajá Gastrô, seu mais premiado endereço, e desde então não parou mais. Seu pequeno império atual inclui também o Formidable Bistrot, no Leblon, e o Cozinha Artagão, no BarraShopping, ambos abertos em 2015. Agora, Artagão junta ao time um quiosque de praia, o Azur, inaugurado no início de janeiro junto às areias do Leblon, no Posto 11.

AZUR4O novíssimo endereço — que já começa a rivalizar em badalação com o vizinho Riba — ocupa, na verdade, dois quiosques contíguos, um deles com o bar e o outro com a parte de comida, apoiado por duas cozinhas subterrâneas. Acomode-se numa das mesinhas de frente para o mar e comece com empada cremosa de palmito (12 reais) ou a de camarão com catupiry (mesmo preço). Apesar de não combinar com o calor, o caldinho de frutos do mar (24 reais) é saborosíssimo. Entre as sugestões frias, algumas porém de preço pouco atraente, há burrata com berinjela ao vinagre balsâmico e tomate-seco (58 reais) e polvo ao vinagrete (118 reais).

AZUR2Na lista de porções para dividir, a cozinha manda bem na sequinha lula empanada (74 reais; foto), com molho de tomate agridoce, e no brisket (peito bovino de angus) ao molho do próprio assado, servido para aperitivo (36 reais; foto). Em até duas semanas, o chef executivo da casa, Ignácio Peixoto, deve completar o menu com tartares e crus e pratos para duas pessoas, como arroz de bacalhau, espaguete de frutos do mar, bobó de camarão e moquecas.

AZUR3A seleção etílica reúne chope (Brahma, 9 reais; Stella Artois, 14 reais), clericot em jarra (120 reais), vinhos como o rosé da Provence La Source Gabriel (132 reais) e bons gins-tônicas. Uma das melhores sugestões é a combinação de rodelas de caju com o gim italiano Malfy (32 reais), feito em Turim com limões-sicilianos de Amalfi e da Sicília, zimbro e mais cinco botânicos.

Azur
Avenida Delfim Moreira, s/nº, Posto 11, Leblon, Rio de Janeiro.
Diariamente, 12h/23h.



HIGHLIGHTS
AZUR

Faixa de Preço: $$$
Tipo de Cozinha: Peixes e frutos do mar

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar