Mais novo brewpub paulistano, Incomum Cervejaria atrai com 12 torneiras de chope

Nestes tempos em que a coquetelaria parece reinar entre as novidades no mundo dos bares, merece ser comemorada a chegada à cidade de um novo brewpub. Num quarteirão um tanto deserto à noite da Rua Sumidouro, em Pinheiros, abriu as portas a Incomum Cervejaria. 

O bar e fábrica de cerveja foi aberto pelo paulistano Thomaz Pupo, mestre cervejeiro e único juiz brasileiro de cervejas de nível Grand Master I pelo BJCP (Beer Judge Certification Program).

A sala de brassagem e os tanques de fermentação e maturação tomam todo o térreo e abastecem as 12 torneiras do bar, que ocupa os pisos superiores. As cervejas, sempre fresquinhas, são oferecidas nos tamanhos de 250 mililitros, 500 mililitros e jarra de 1 litro. A capacidade de produção é de 5 mil litros por mês.

Na seleção de cervejas, a Incomum tem o provocativo e bem-vindo propósito de — na contramão da maioria dos brewpubs fugir das lupuladas IPAs modernas.

A casa oferece uma interessante variedade de estilos, como a levinha czech sem fundo (16 reais; 250 mililitros), ao estilo das pilsners tchecas; a Himalaia Cold IPA (19 reais), IPA bem mais leve e refrescante; e a rauchbier (18 reais), com gostinho que lembra bacon (acredite!).

Guarde sua sede também para a bitter bitte (17 reais), uma bitter muito boa como aquelas que imperam nos pubs britânicos; a bière de garde (19 reais), bem maltada e caramelada, de leve dulçor, que esconde sua graduação alcoólica de 8,3%; e a ótima imperial stout estrela da morte (26 reais), com 11% de teor alcoólico.

Muitas vezes coadjuvante em endereços cervejeiros, a cozinha recebeu atenção especial. O chef Nicholas Alves (ex-Casa Ríos) manda muito bem em sugestões como o surpreendente bolovo de frango tandoori (23 reais).

Não perca ainda a porção de coração de frango grelhado servido com uma deliciosa emulsão de amendoim, chilli oil e folhas frescas de coentro (35 reais) e o também apetitoso choripán de linguiça ligeiramente picante (30 reais), com vinagrete de chimichurri e queijo feta, maionese caseira e salada de coentro.

Ah, não esqueça de se hidratar entre umas e outras. Não tem desculpa: a água é free.

Incomum Cervejaria (@incomumcervejaria)
Rua Sumidouro, 315, Pinheiros.
WhatsApp: (11) 9-5555-5380.
Terça a sexta, 17h/23h;
Sábado, 13h/23h;
Fecha domingo e segunda.



HIGHLIGHTS
Incomum Cervejaria

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Variada

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar