Os sócios do bar Guilhotina e do bar-balada Café Hotel colocaram mais um endereço no mapa, desta vez um bar-restaurante. Em sociedade com o chef Thiago Cerqueira, o quarteto Marcello Nazareth, Rafael Berçot, Caio Tucunduva e Julio Seixas abriu o Palermo.

Um dos atrativos da casa, inaugurada em novembro, é a localização peculiar. O salão principal, cheio de bossa e abaixo do nível da calçada, fica escondido numa pracinha quase sem trânsito de carros, num pequeno enclave entre a Rua dos Pinheiros e a Rua Teodoro Sampaio.
O nome, referência à capital da Sicília, não é mero acaso. Tanto a fachada quanto o menu se inspiram na estética e nos sabores da belíssima ilha do sul da Itália.

Duas boas entradinhas provadas por lá, anote aí, foram as almôndegas, bem areadas, cobertas por molho de tomate de alta qualidade (60 reais; foto) e o polvo bollito (69 reais; foto), bem macio, cozido em caldo de legumes e limão-siciliano e servido com batata rústica e gremolata.
A seleção de pratos principais reúne nove massas, oferecidas — em elogiável iniciativa — em dois tamanhos (inteira e meia), o que permite explorar diferentes preparos. Entre elas estão o espaguete ao vôngole (43 reais, meia porção) e o correto linguine alla norma (42 reais e 70 reais), prato siciliano com berinjela frita, tomate, ricota e manjericão.

Massa curta típica da Sicília, o casarecce (48 reais, meia porção; foto) chegou em ótimo ponto al dente, coberto por um tentador pesto alla trapanese — molho originário de Trapani, no oeste da ilha. Bem diferente do pesto genovês, é preparado com tomate, amêndoas, manjericão, alho, azeite e parmesão.
A receita se completa com pedaços de linguiça picante, que, na ocasião, estavam grandes demais e um pouco ressecados.

A carta de coquetéis, composta de drinques autorais e clássicos, inclui o negroni alla siciliana (68 reais), uma interessante releitura do clássico suavizada com marsala (vinho fortificado italiano) e Averna — um amaro da….Sicília!
Boa notícia: a intenção dos sócios do Palermo é dar vida nova à pracinha onde a casa está instalada, desenhando ali um pequeno polo gastronômico, com a abertura de mais três ou quatro lugares.
Palermo (@distritopalermobar)
Rua Sebastião Gil, 14, Pinheiros.
WhatsApp: (11) 9-4943-4423.
Segunda, 11h45/15h;
Terça a sexta, 11h45/15h e 18h/23h;
Sábado, 12h/23h;
Fecha aos domingos.
Fotos: @tasteandfly
HIGHLIGHTS
Palermo

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Italiana