Achado na Vila Romana, Tosquinho prepara no capricho uma paixão gaúcha, o sanduíche xis

Cheio de esquinas convidativas para abrigar novos bares, a Vila Romana ganhou um híbrido de boteco e lanchonete peculiar. Trata-se do Tosquinho Lanches, endereço que tem como especialidade um patrimônio da terra dos guri e das guria — o sanduíche x-gaúcho.

A casa foi aberta no ano passado pelo fotógrafo Ricardo Toscani — que nasceu na cidadezinha de Santiago, no interior do Rio Grande do Sul, mas foi criado perto dali, em Santa Maria — em sociedade com o artista plástico paulistano Cleber Padovani.

Atrás do balcão, num salão de atmosfera alternativa, o simpático sócio gaúcho comanda a chapa de onde saltam os deliciosos sanduíches montados num enorme pão redondo e cortados em quatro pedaços.

“Eu brinco que basta olhar as cores da bandeira do Rio Grande para se lembrar de três ingredientes que não podem faltar no xis: ervilha, tomate e milho”, diverte-se.

Um dos mais tradicionais é o xis coração (37 reais o grande; foto). Além dos ingredientes citados acima, leva 120 gramas de coração de frango, queijos mussarela e prato derretidos, alface americana, maionese, mostarda, catchup e — esta uma intromissão autoral — farofa de bacon, colocada na medida certa.

Rio-grandenses radicados em São Paulo (muitas vezes vestidos com a camisa do Grêmio ou do Inter) batem cartão por lá para matar saudade do sandubão (35 a 37 reais cada), preparado também nas versões costela bovina, costela suína, galeto, linguiça e os vegetarianos alho-poró, berinjela e shimeji.

Para apetites menos vorazes, a dica são os sanduíches no cacetinho (pão francês), como o que vem recheado com  saborosa costela de porco defumada e queijo derretido (25 reais; foto).

Na oferta de cervejas, não poderia faltar a Polar (15 reais; lata de 473 mililitros), outra instituição gaúcha, mas há também artesanais como a IPA da Coruja (18 reais).

Atenção: os últimos pedidos da cozinha precisam ser feitos pontualmente até as 22h22 (de quarta a sábado) e 21h21 (aos domingos). Sim, é sério este horário, tchê!

Tosquinho Lanches (@tosquinholanches)
Rua Camilo, 763, Vila Romana.
Quarta a sexta, 18h/23h;
Sábado, 15h/23h;
Domingo, 15h/22h;
Fecha segunda e terça.

 



HIGHLIGHTS
Tosquinho Lanches

Faixa de Preço: $
Tipo de Cozinha: Sanduíches

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar