Boteco coreano Wooza, na Vila Mariana, cativa pela boa cozinha e preços atraentes

O simpático Wooza nasceu durante a pandemia como uma marca especializada em mandu — nome coreano dos pasteizinhos orientais recheados com carnes ou legumes que se assemelham ao guioza japonês. Inicialmente um projeto caseiro, a empreitada ganhou um endereço fixo na Rua França Pinto, na Vila Mariana, no formato de um pequenino bar coreano.

Nasceu assim, em 2021, o Pojang Wooza, boteco comandado pelo jovem casal Juan Carlos Won Kyun Sim Choi, descendente de coreanos, e Judy Fang Lu Lin, filha de taiwaneses. Com preços atrativos, o bar já conquistou uma clientela cativa no bairro.

Produzidos artesanalmente, os pasteizinhos mandu no vapor passam pela frigideira para ganhar uma casquinha crocante. Chamam a atenção também pela coloração amarela, vermelha e azul, obtida com corantes naturais como cúrcuma, arroz vermelho fermentado e a flor azul chamada clitória.

Na visita, destacaram-se os recheios de pernil suíno com camarão e o que leva a mesma carne mais kimchi, acelga fermentada picante. A porção mista, com seis unidades, custa amigáveis 22 reais.

Em seguida, vale provar o bibimbap (36 reais; foto), um dos mais populares pratos da cozinha coreana. É uma tigela de arroz com carne bovina, ovo de gema mole, legumes salteados e molho de pimenta gochujang — misture tudo e seja feliz.

Outro clássico da culinária do país asiático é o ssam de bulgogui (32 reais).

Em coreano, ssam significa “trouxinha” e a ideia aqui é rechear a folha de alface com arroz, kimchi, pasta de soja fermentada e bulgogi — contrafilé em fatias finas marinado em molho levemente adocicado —, fechar bem e comer com as mãos.

Entre os drinques, um tanto irregulares, destaca-se o da casa, chamado ruju (23 reais; foto). Criado pela expert em bebidas Suemi Uemura, é uma levinha e refrescante combinação do destilado coreano soju, limão-siciliano, refrigerante de limão e uma folha de gergelim.

Pojang Wooza (@wooza.sp)
Rua França Pinto, 203, Vila Mariana.
Tel.: (11) 97399-6990.
Quarta a sábado, 18h/23h;
Fecha de domingo a terça.



HIGHLIGHTS
Pojang Wooza

Faixa de Preço: $
Tipo de Cozinha: Coreana

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar