Com preços imbatíveis, tradicional japonês Shigue é ótima descoberta no Paraíso

Com uma trajetória de mais de duas décadas, o Shigue é um daqueles lugares dedicados à cozinha tradicional japonesa que merece ter sua fama ampliada na cidade. O restaurante é tocado há 24 anos pelo nissei Armando Shigueyoshi Hata e sua mulher, Enilva Dias Hata.

Sushiman desde os 18 anos, ele aprimorou sua técnica no Japão — onde trabalhou em um restaurante da família, na cidade de Okazaki, próxima à Nagoya. De volta ao Brasil, passou pelo extinto Sea House e, em 2001, abriu o Shigue, no Paraíso.

Ali, sempre compenetrado atrás do balcão, o discreto Armando conquista os clientes com sushis e sashimis de cortes precisos, pacientemente elaborados com peixes e frutos do mar de ótimo frescor.

Além disso, a casa seduz pelos preços convidativos, o que faz com que fique cheia mesmo numa noite de segunda.

Depois de provar o saboroso guioza de carne bovina e legumes finalizado na chapa (26 reais; 4 unidades) ou um dos tempurás, vale apostar nas duplas de niguiri de carapau com um toque de gengibre e cebolinha (27 reais; foto) e de robalo com um toque de limão (31 reais).

Outra escolha certeira são os temakis montados com iguarias como ikura (ovas de salmão; 55 reais), unagui (enguia, 61 reais) e uni (ovas de ouriço; 51 reais).

Na sequência, mire um dos combinados, como o gabi (114 reais; 19 peças), batizado com nome de um dos filhos dos donos. Bem servido para uma pessoa, reúne 9 sashimis, 6 niguiris e 4 uramakis.

Atenção: atualmente no número 524 da Rua Sampaio Viana, o Shigue se mudará em abril para o número 179, dois quarteirões adiante.

Outro detalhe: Armando só não dá expediente no almoço de sábado, quando trabalha num clube de golfe, e no jantar de terça — dia sagrado do futebol com os amigos num society no Ipiranga.

Shigue (@shiguerestaurante)
Rua Sampaio Viana, 524, Paraíso.
Telefone: (11) 3887-9010.
Seg. a sáb., 11h30/14h30 e 18h30/22h;
Fecha aos domingos
.



HIGHLIGHTS
Shigue

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Japonesa

Crítico de bares e restaurantes há mais de 25 anos, trabalhou na Veja São Paulo entre 2003 e 2013 e colaborou com veículos como Estadão, Jornal da Tarde, Época São Paulo e O Globo. Em 2014, criou o site Taste and Fly, no qual publica semanalmente conteúdos sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo, além de dicas de viagens e bebidas. Atualmente, é colunista da CNN Viagem & Gastronomia e assina a marca de vinhos brasileiros Taste and Fly Vinhos - https://tastevinhos.com.br/

Seja o primeiro a comentar