Nestes tempos em que a coquetelaria parece reinar entre as novidades no mundo dos bares, merece ser comemorada a chegada à cidade de um novo brewpub. Num quarteirão um tanto deserto à noite da Rua Sumidouro, em Pinheiros, abriu as portas a Incomum Cervejaria.

O bar e fábrica de cerveja foi aberto pelo paulistano Thomaz Pupo, mestre cervejeiro e único juiz brasileiro de cervejas de nível Grand Master I pelo BJCP (Beer Judge Certification Program).
A sala de brassagem e os tanques de fermentação e maturação tomam todo o térreo e abastecem as 12 torneiras do bar, que ocupa os pisos superiores. As cervejas, sempre fresquinhas, são oferecidas nos tamanhos de 250 mililitros, 500 mililitros e jarra de 1 litro. A capacidade de produção é de 5 mil litros por mês.

Na seleção de cervejas, a Incomum tem o provocativo e bem-vindo propósito de — na contramão da maioria dos brewpubs — fugir das lupuladas IPAs modernas.
A casa oferece uma interessante variedade de estilos, como a levinha czech sem fundo (16 reais; 250 mililitros), ao estilo das pilsners tchecas; a Himalaia Cold IPA (19 reais), IPA bem mais leve e refrescante; e a rauchbier (18 reais), com gostinho que lembra bacon (acredite!).

Guarde sua sede também para a bitter bitte (17 reais), uma bitter muito boa como aquelas que imperam nos pubs britânicos; a bière de garde (19 reais), bem maltada e caramelada, de leve dulçor, que esconde sua graduação alcoólica de 8,3%; e a ótima imperial stout estrela da morte (26 reais), com 11% de teor alcoólico.
Muitas vezes coadjuvante em endereços cervejeiros, a cozinha recebeu atenção especial. O chef Nicholas Alves (ex-Casa Ríos) manda muito bem em sugestões como o surpreendente bolovo de frango tandoori (23 reais).

Não perca ainda a porção de coração de frango grelhado servido com uma deliciosa emulsão de amendoim, chilli oil e folhas frescas de coentro (35 reais) e o também apetitoso choripán de linguiça ligeiramente picante (30 reais), com vinagrete de chimichurri e queijo feta, maionese caseira e salada de coentro.
Ah, não esqueça de se hidratar entre umas e outras. Não tem desculpa: a água é free.
Incomum Cervejaria (@incomumcervejaria
EndereçoRua Sumidouro, 315, Pinheiros · ver no mapaHorárioTerça a sexta, 17h/23h;
Sábado, 13h/23h;
Fecha domingo e segunda.ContatoWhatsApp: (11) 9-5555-5380Preços$$ (intermediária) · valores citados na crítica: de 16 a 35 reaisInformações da crítica de setembro de 2025. Horários e preços podem ter mudado desde então.
Site oficial: instagram.com
Bastidores das visitas, novas aberturas e a proxima critica antes de sair no site — em @tasteandfly.
Em alta
Ver todos os cards →
Shot
Bráz reúne pizzaiolos dos EUA e Japão no festival Fora de Série
Shot
Turma do Jojo Ramen agita o restaurante Brisa do Barú
Especial
Novo rótulo Taste and Fly Vinhos, Noir 2021 celebra um cachorrinho que deixou saudade
Shot
Juan Gaffuri, do Elena de Buenos Aires, assina jantar no Holy Tavern
Shot
Huevos de Oro recebe chefs do Parallel, de Belo Horizonte
Shot
Taraz renova menu e estreia café da manhã de sabores latinos


