SubAstor abriga lançamento do Arapuru, primeiro gim london dry feito no Brasil

Dizem que gim é uma mágica que acontece quando se junta álcool com uma combinação única de botânicos aromáticos. Agora, este passe de mágica ganhou um toque bem brasileiro. Foi lançado oficialmente o Arapuru, primeiro gim london dry de DNA genuinamente nacional.

A iniciativa de criar a bebida foi do eslovaco Mike Simko (foto) — aficionado por gim que já morou em Londres e está radicado em São Paulo desde 2013. Pensando na riqueza de ingredientes brasileiros, convocou para assinar a receita o master distiller inglês Rob Dorsett, criador de mais de 250 receitas de gim, entre elas a do Martin Miller’s, tido como um dos melhores do mundo.

ARAPURU6Além do zimbro (obrigatório), a fórmula do Arapuru reúne caju, pimenta-rosa, sementes de coentro, puxuri e pacová, cascas secas de mexerica e limão-cravo mais os frutos secos da imbiriba (planta do nordeste brasileiro). A prova revela uma bebida equilibrada, bem aromática e não tão seca, que casa muito bem num gim tônica (mas pode não funcionar tão bem para um dry martini, por exemplo).

O Arapuru é produzido artesanalmente numa fazenda a 40 quilômetros de Piracicaba, no interior de SP. Neste primeiro mês, os bares Astor e SubAstor, na Vila Madalena, terão exclusividade para vendê-lo em doses e coquetéis como o interessante gim tônica com rodelas de caju (34 reais; foto). Ainda assim, a garrafa de 750 mililitros já pode ser comprada no site da marca, por 120 reais.

ARAPURU5Para entender um pouco melhor, london dry é uma das variedades de gim (plymouth e old tom são outras, por exemplo). O london dry não pode conter ingredientes artificiais nem ter adição de sabores e essências após o processo de destilação. Na Inglaterra, usa-se sobretudo álcool neutro de cereais para fazê-lo. Aqui, o álcool-base vem da cana, mas não espere encontrar qualquer vestígio de cachaça no sabor. Em suma: o que lhe dá personalidade são as substâncias vegetais, uma das quais obrigatoriamente o zimbro, principal componente aromático do gim.

O staff do gim Arapuru promete trazer a SP no dia 29/8 (uma 2a-feira), para mais um evento da marca, o super bartender Erik Lorincz, do American Bar, instalado dentro do histórico e mundialmente conhecido hotel cinco-estrelas londrino The Savoy.

Arapuru London Dry Gim
Mais informações e vendas no site www.arapuru.com.br

Fotos: Thays Bittar/Divulgação

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar