Sucesso na Vila Madalena, Hirá Izakaya ganha caprichada filial no burburinho dos Jardins

Sucesso na Vila Madalena, Hirá Izakaya ganha caprichada filial no burburinho dos Jardins

Quem passa sempre pela Fradique Coutinho certamente já reparou no burburinho de clientes que se forma todas as noites em frente ao Hirá Ramen Izakaya. Um hit da Vila Madalena, onde funciona desde 2015, a casa acaba de estrear uma bem-vinda filial, no Jardins.

Com ambiente de perfil mais classudo que a matriz, o novo Hirá Izakaya chegou no início de julho à Rua Bela Cintra, naquele ponto onde funcionou o italiano Etto, pertinho da esquina com a Alameda Tietê.

A casa nem bem abriu as portas e já está concorridíssima, graças ao menu que abraça — sem medo de ser feliz — diversos sabores e vertentes da cozinha oriental.

Logo na abertura do cardápio encontram-se 26 sugestões de otsumami — termo japonês que se refere a petiscos e porções para compartilhar.

Caem bem para começar a raiz de bardana com cenoura e alga hijiki (34 reais), as asinhas de frango fritas (39 reais; foto) ou o emi bun (36 reais), um sanduichinho no pão chinês feito no vapor com alface, maionese cítrica e um apetitoso “nugget” caseiro de camarão.

Na seção de crus, a dica é o tekka don (88 reais; foto). Num bowl, reúne shari (o arroz do sushi), seis generosos cortes de sashimi de atum de ótima qualidade, atum batidinho com cebolinha na folha de shissô, tamagoyaki (omelete japonesa) e ovas do dia.

No dia da visita, o único deslize da cozinha foi na lula servida com nirá, que, cozida além da conta, perdeu a maciez esperada.

A casa serve também lámens e noodles, como o macarrão com camarão, kimchi, acelga chinesa e ovo frito (72 reais; foto).

O melhor prato provado por lá foi o tan tan maze (68 reais). Nele, a massa vem acompanhada de lombo suíno moído, folhas de coentro, ovo cozido, castanha de caju e um delicioso molho cremoso de pimenta sichuan, chili oil e pasta de gergelim que tem uma particularidade curiosa: provoca uma leve dormência na boca, efeito semelhante ao do jambu.

Para animar a noite, o menu oferece 14 rótulos de saquês (que custam a partir de 27 reais a dose) e uma esperta carta de drinques com receitas de Danilo Nakamura (trazidas da Vila Madalena) e outras novas, assinadas pela bartender consultora Michelly Rossi (Bar dos Arcos).

Uma das sugestões é o refrescante kyuri collins (43 reais), releitura do tom collins com gim, saquê, soda de pepino e shissô.

Vale saber: a casa abre aos domingos à noite, diferentemente de muitos restaurantes.

Hirá Izakaya (@hiraizakaya)
Rua Bela Cintra, 1783, Jardins.
Segunda a domingo, 19h/23h.

Fabio Wright
Fabio Wright
Jornalista gastronômico · Colunista da CNN Viagem & Gastronomia · Fundador do Taste & Fly

Confira a nossa seleção dos melhores restaurantes japoneses de São Paulo Ver ranking →

Veredito Taste & Fly
Hirá Izakaya
3.5/5
Também no Jardins
Ver todos →

Está procurando os melhores bares de São Paulo? Veja todos →

Está procurando bares e restaurantes nos Jardins? Veja todos →

Site oficial: instagram.com



HIGHLIGHTS
Hirá Izakaya

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Japonesa

Jornalista gastronômico com mais de 30 anos de experiência. Crítico e jurado do guia Comer & Beber da Veja São Paulo (2003-2013) e ex-colunista do Estadão. Em 2014, fundou o Taste & Fly, onde publica semanalmente críticas independentes baseadas em visitas presenciais. Colunista da CNN Viagem & Gastronomia, co-apresentador do podcast Varados de Fome e curador da Taste and Fly Vinhos.

Seja o primeiro a comentar