Ana Gumieri leva seu talento para o novo speakeasy Shiro Cocktail Bar, nos Jardins

Talentosa bartender à frente do grupo Bernacca, Ana Gumieri deixou o grandioso balcão do Gran Bar Bernacca para ganhar um posto bem mais intimista. Ela estreou em setembro no microspeakeasy Shiro, um classudo bar focado no universo da coquetelaria japonesa.

Para apenas 10 clientes e com somente quatro lugares no balcão, a casa esconde-se no piso superior do Kuro, restaurante japonês dos sócios da Bottega Bernacca.

No Shiro Cocktail Bar, Ana apresenta uma carta com oito drinques autorais de pegada nipônica, que levam destilados como shochu, o célebre uísque japonês Suntory e awamori, um destilado de arroz típico da ilha de Okinawa, no sul do Japão. Além disso, são servidos em incríveis copos e taças de cristal importados do Japão.

Um dos melhores drinques autorais provados na visita realizada, o nihon dry (65 reais) é um equilibradíssimo dry martini que leva gim Roku, vermute seco e umeshu (licor de ameixa japonesa).

Também imperdível é o su com cumaru (50 reais). Nele, a cachaça branca é aquecida e batida com matcha. Depois, ganha a companhia de limão-taiti e um ótimo shrub de cumaru, com acidez na medida, que dá um tchan no sabor. Um descompasso, porém, é o drinque toryufu (75 reais), de shochu com trufa, um tanto enjoativo.

Ana Gumieri é craque sobretudo em preparar clássicos e suas variações, como já havia mostrado no Gran Bar Bernacca.

Ela trouxe um twist oriental para algum deles, caso do shiso smash (50 reais), releitura do basil smash com shissô no lugar do manjericão. É nesta linha também o excelente aviation (70 reais; foto), preparado numa versão com gim japonês, Luxardo e licor caseiro de sakura.

O menu de petiscos resume-se a sete tentações, como a salada de batata com maionese kewpie, anchova, conserva de nabo e katsuobushi (50 reais) e o sanduíche de meca empanado com salada de repolho e mostarda (69 reais).

Devido ao tamanho liliputiano da casa, o Shiro trabalha exclusivamente com reserva de mesa (cobram-se 100 reais, que são abatidos na conta) e três janelas de horário — 19h, 21h15 e 23h15.

Shiro Cocktail Bar (@shiro.cocktailbar)
Rua Padre João Manuel, 712, Jardins.
Segunda a sábado, 19h, 21h15 ou 23h15.
Reservas por WhatsApp: (11) 9-1255-0906.

Fotos 1 e 2: Rubens Kato/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Shiro Cocktail Bar

Faixa de Preço: $$$
Tipo de Cozinha: Japonesa

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar