Antiga residência de Cacilda Becker abriga o novo e aprazível restaurante Atto, no Itaim

É impossível ficar indiferente à encantadora atmosfera do novo restaurante Atto. Inaugurado no início de junho, o endereço está hospedado numa antiga e aprazível residência de esquina, onde morou a atriz Cacilda Becker (1921-1969), grande diva do teatro brasileiro.

O projeto de converter o imóvel que permaneceu décadas intacto no meio do burburinho do Itaim em restaurante foi da chef Luiza Hoffman, ex-apresentadora dos canais Food Network e Discovery H&H.

Na reforma, foram mantidos, por exemplo, o portão de ferro, o nostágico piso de taco de madeira e a jabuticabeira no quintal.

O cardápio reúne receitas moderninhas de diferentes nacionalidades, a exemplo do sashimi de robalo ao molho cítrico e jalapeño (48 reais) e das cremosas croquetas de arroz à moda espanhola (37 reais) servidas com maionese de tangerina.

Apesar de saborosa, a porção de frutos do mar na brasa (68 reais; foto) escorregou no ponto do polvo, rígido além da conta. Mais tentador é o bao (41 reais; foto) com recheio generoso de fraldinha desfiada, rúcula, kimchi, picles de cebola e maionese de limão.

Entre os pratos principais, brilharam as duas sugestões provadas no dia da visita. Uma delas foi o surpreendente nhoque de milho de textura aveludada (75 reais; foto), banhado por fonduta de mascarpone e minimilho na brasa.

Outra pedida irretocável é o curry de camarões (98 reais). Vem acompanhado de arroz jasmim coberto por lâminas de coco.

Picante na medida, traz os crustáceos em quantidade generosa, servidos no ponto correto, e mergulhados num molho cheio de sabor incrementado com abacaxi.

As cartas de vinho e de drinques foram elaboradas com curadoria, respectivamente, da sommelière Gabriela Bigarelli e da bartender Talita Simões. Um dos coquetéis autorais, o nick bar (40 reais) reúne gim, licor francês Bénédictine, Campari e óleo saccharum de limão-siciliano.

Atto Restaurante (@atto.restaurante)
Rua Pais de Araújo, 138, Itaim Bibi, tel.: (11) 3078-0203.
Terça a sexta, 12h/15h e 19h/23h30;
Sábado, 12h/23h30;
Domingo, 12h/19h;
Fecha às segundas-feiras.
Menu: attorestaurante.com.br



HIGHLIGHTS
Atto Restaurante

Faixa de Preço: $$$
Tipo de Cozinha: Variada

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar