Coquetéis ‘on tap’, que saem já prontos de torneiras iguais as de chope, chegam a SP

Uma nova moda do mundo da coquetelaria está chegando a São Paulo. Em pelo menos três endereços paulistanos já é possível encontrar os chamados drinques ‘on tap’ — ou seja, coquetéis que saem já prontos de torneiras similares às usadas para tirar chope.

DrinquesOnTap2A ideia, claro, veio da cultura americana e sua incessante busca por produtividade. Por mais estranha que possa parecer, tem o mérito de agilizar o serviço e garantir que a receita não irá chegar fora do padrão à mesa. O Astor, na Vila Madalena, acabou de incluir dois drinques deste tipo em sua nova carta. Ambos ficam armazenados em barris (iguais aos de chope) resfriados sob o balcão. Barman titular do Astor, o competente Pereira encarrega-se de decorá-los e finalizá-los.

DrinquesOnTap4Uma das sugestões, o refrescante e suave fish house punch leva brandy alemão Asbach, rum cubano Havana Añejo 3 anos, licor de damasco francês Marie Brizard e angostura. É servido em copo baixo com gelo. Mais seca e amarga, a receita italiana Il cardinale traz gim inglês Beefeater, Campari e vermute seco Noilly Prat. Na finalização, Pereira acrescenta 5 mililitros de salmoura de azeitona, que dá um final salgado ao coquetel. Cada um deles custa 26 reais.

DrinquesOnTap3Na esquina da Rua dos Pinheiros com a Joaquim Antunes, a nova Choperia São Paulo tem como chamariz servir exclusivamente rótulos artesanais de cervejarias paulistas. Duas das 20 torneiras disponíveis, porém, estão engatadas em coquetéis. São eles o americano (campari, vermute tinto e água com gás; 24 reais) e o fernandão, criado pelo barman Fernando Lisboa. A receita traz uísque irlandês Jameson infusionado com chá Earl Grey e tônica (26 reais).

DrinquesOnTap5O pioneiro na cidade em coquetéis na torneira é a Bráz Trattoria, no Shopping Cidade Jardim. Lá, é possível provar o negroni on tap (28 reais). A outra receita disponível é de autoria do irreverente bartender Fabio La Pietra (do SubAstor). O lucania land it (28 reais; foto) combina gim Beefeater, Amaro Lucano e chá mate natural. É finalizado com suco de limão-cravo fresco e servido num copo alto com gelo e hortelã.

Astor
Rua Delfina, 163, Vila Madalena, tel.: (11) 3815-1364.

Choperia São Paulo
Rua dos Pinheiros, 315, Pinheiros, tel.: (11) 3360-5101.

Bráz Trattoria
Shopping Cidade Jardim, 4º piso, tel.:  (11) 3198-9435/36.

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar