Fabio Yoshinobu Honda, do japonês com estrela Michelin Huto, inaugura izakaya

Fabio Yoshinobu Honda projetou-se no mundo da gastronomia em São Paulo primeiro como maître no Jun Sakamoto, onde trabalhou por seis anos, e depois ao abrir em Moema o japonês Huto, que surpreendeu ao ser estrelado pelo prestigiadíssimo Guia Michelin em 2015.

HUTOIZAKAYA1No início de janeiro, Honda inaugurou, sem qualquer alarde e fora do circuito, um izakaya. O endereço, que pude conferir em primeira mão, tem potencial para despontar como uma das sensações gastronômicas desta temporada. Trata-se do Huto Izakaya, instalado num charmoso imóvel (foto) na Rua Jesuíno Maciel, no Campo Belo. Se possível, prefira ocupar um dos dez lugares do balcão, onde é possível interagir com os cozinheiros e vê-los em ação. O salão intimista de linhas modernas e luz calculada abriga ainda mais 24 clientes nas mesas.

HUTOIZAKAYA7Como no Huto, receitas orientais de pegada moderninha dão o tom do cardápio. No izakaya, porém, não há sushis (apenas sashimis) e o diferencial fica por conta das robatas em tamanho míni preparadas à vista do público. Algumas pedidas imperdíveis que saltam da grelha são o robalo com a aromática folha de shissô (12 reais a unidade) e os tentáculos de lula ao molho de maracujá (12 reais; foto). Não perca também o atum com foie gras (18 reais). Vale o registro: as sugestões são todas individuais, por isso a conta dificilmente sairá por menos de 150 reais por pessoa.

HUTOIZAKAYA6Despontam ainda no menu o tartar de bife de chorizo com fios de mandiopã sobre tempura de batata-doce (24 reais) e, ainda melhor, o hotate nassu (26 reais; na foto que abre o post), que traz vieira e berinjela grelhadas ao molho ponzu com missô e gergelim mais ovas de salmão. Fora do menu há ainda um trio de ceviches (de polvo com curry; de atum e de salmão com pepino e milho milho-verde; foto), por 30 reais. Dê um desconto para o serviço, que ainda está engrenando.

HUTOIZAKAYA3Para bebericar, há uma seleção de cervejas artesanais e saquês (o honjozo seco japonês Kikusui Karakuchi sai por 24 reais a dose). Das cervejas, prove a deliciosa gaúcha Barco San Diego (36 reais; 600 mililitros). Trata-se de uma  american pale ale de amargor equilibrado e notas cítricas, bem ao estilo das cervejas lupuladas da Costa Oeste americana.

Huto Izakaya
Rua Jesuíno Maciel, 682, Campo Belo, tel.: (11) 5041-6809.
Segunda a sábado, 19h/0h;
Fecha aos domingos.

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

1 Comment

  • Responder fevereiro 6, 2016

    André Ricardo Bianchi

    Recomendo para as pessoas que apreciam um excelente atendimento, ambiente muito aconchegante e comida de primeira qualidade. Tudo isso em um único lugar, Huto Izakaya … vale muito a pena conferir.

Comente este artigo