Meating Bistrot (SP)

O corredor gastronômico da Rua Joaquim Antunes ganhou cerca de um mês atrás um inquilino de sotaque francês — o Meating Bistrot, que tem entre seus sócios o chef Alain Poletto (do Bistrot de Paris, na Rua Augusta) e o empresário parisiense Petrit Spahija, marido da atriz global Maria Fernanda Cândido.

A casa desperta a atenção por trabalhar num esquema diferente dos demais bistrôs (especula-se, copiado da carioca CT Boucherie, do chef Claude Troisgros). Funciona assim: a escolha de uma carne, frango ou pescado dá direito a uma saladinha de folhas — que poderia chegar antes e não junto com o pedido —, quatro molhos e um rodízio de oito acompanhamentos fixos, trazidos à mesa, um a um, pelos garçons. Ao contrário de outras tentativas do gênero na cidade, aqui eles chegam felizmente quentes, às vezes pelando.

Meating ambiente_Gustavo PittaEssa harmonização do prato com o rodízio de guarnições funciona bem, desde que não se peça, por exemplo, o steak tartar ou o hambúrguer com foie gras servido no pão — esses, realmente, difíceis de combinar. Entre os cortes provados, a fraldinha (66 rais) chegou no ponto pedido e também agradou a suculenta costela suína alta (58 reais), servida com chutney de manga. Há também entrecôte (69 reais), filé-mignon (62 reais), picanha (70 reais), carré de cordeiro (84 reais) e, para dividir, magret de pato (148 reais) e paleta de leitoa (152 reais).

Integram a seleção de acompanhamentos servidos à vontade salada de lentilha, ratatouille, purê de batata gratinado, arroz basmati com amêndoas, legumes no vapor e, os dois melhores, gratin de espinafre e cogumelos e nhoque de semolina ao molho de tomate.

Toda em vermelho, preto e branco, a transada ambientação Meating remete, ainda que vagamente, ao boêmio quartier parisiense de Pigalle. Repare nos desenhos de figuras humanas com cabeça bovina, pintados diretamente nas paredes. A carta de vinhos traz exemplares de boa relação preço-qualidade, a exemplo do chileno Villa Montes Cabernet Sauvignon 2012 (76 reais) e do argentino Canopia Syrah Bonarda 2013 (66 reais). Quem quiser investir um pouco mais, pode apostar no boudeaux Château La Gatte, da ótima safra de 2009, por 120 reais.

Meating Bistrot
Rua Joaquim Antunes, 102, Jardim Paulistano, tels.: 3068-0111 e 3062-1160.
Terça a quinta, 12h/16h e 19h/0h
Sexta e sábado, 12h/16h e 19h/0h30
Domingo, 12h/16h
Fecha segunda-feira

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar