Terraço Itália e Ici Brasserie recebem Teo Musso, criador das cervejas Baladin

Terraço Itália e Ici Brasserie recebem Teo Musso, criador das cervejas Baladin

As criativas cervejas italianas Baladin voltaram ao Brasil. Depois de ficarem mais de um ano sumidas das prateleiras, as bojudas garrafas da marca estão sendo importadas agora pela Bier & Wein (antes, eram trazidas pela Tarantino).

Para celebrar o retorno, vem a São Paulo nesta semana o fundador da empresa, o piemontês Teo Musso (foto). Nesta 2a-feira (29/9), Teo participa da comemoração de 47 anos do Terraço Itália. A partir das 20h30, faz uma breve palestra e propõe as harmonizações de cerveja num jantar de cinco estágios preparado pelo chef italiano Pasquale Mancini. O valor é de R$ 195 por pessoa (inclui coquetel de abertura, jantar completo, cervejas harmonizadas e água) e é imprescindível fazer reserva. A festa, embalada por jazz ao vivo, será na Sala Panorama do Terraço Itália.

Na 3a-feira (30/9), Teo Musso estará na Ici Brasserie, no shopping JK Iguatemi. Neste dia, estreia na casa um menu com cinco pratos harmonizados com as cervejas Baladin, que ficará em cartaz durante o mês de outubro.

Baladin_BrasilInicialmente, oito rótulos da Baladin estarão disponíveis aqui, entre os quais três spiced beers — cervejas com especiarias na receita. Uma das minhas preferidas é a Nora, que leva gengibre, kamut (variedade do trigo) e mirra, resina extraída de uma árvore nativa africana. Também complexa é a Wayan, do estilo saison. Clara e ligeiramente turva, é elaborada com cinco cereais (cevada, espelta, trigo, centeio e trigo-sarraceno) e nove especiarias. Completa o time a levinha Issac, de trigo e “temperada” com coentro e casca de laranja.

Para apreciadores de lúpulo (e amargor), as dicas são a Baladin Open Rock’n’Roll, boa american pale ale com 7,5% de álcool e um toque picante, e a Super Bitter, com 8% de graduação alcoólica e sabor marcante de malte caramelado.

O preço sugerido das cervejas Baladin é de 22 reais (lojas e empórios) e 28 reais (bares e restaurantes), para versão de 330 mililitros, e de 50 reais (lojas e empórios) e 66 reais (bares e restaurantes), para a garrafa de 750 mililitros.

Ah, uma dica: apesar da palavra baladin ter origem francesa (significa comediante de rua), em italiano, pronuncia-se “baladin” e não “baladã”.

Terraço Itália
Avenida Ipiranga, 344, 41° andar, centro.
Reservas pelo tel.: (11) 2189-2938.

Ici Brasserie
Shopping JK Iguatemi
Avenida Juscelino Kubitschek, 2041, 3º piso, Vila Olímpia, tel.: (11) 3078-1313.

Fabio Wright
Fabio Wright
Jornalista gastronômico · Colunista da CNN Viagem & Gastronomia · Fundador do Taste & Fly

Está procurando cervejarias em São Paulo? Veja todos →

Jornalista gastronômico com mais de 30 anos de experiência. Crítico e jurado do guia Comer & Beber da Veja São Paulo (2003-2013) e ex-colunista do Estadão. Em 2014, fundou o Taste & Fly, onde publica semanalmente críticas independentes baseadas em visitas presenciais. Colunista da CNN Viagem & Gastronomia, co-apresentador do podcast Varados de Fome e curador da Taste and Fly Vinhos.

Seja o primeiro a comentar