Trattorita Evvai, Nuestro Secreto e mais 7 inaugurações que prometem agitar SP em 2024

O ano de 2024 promete muitas novidades legais para quem gosta de comer e beber e conferir o melhor de São Paulo em primeira mão. Confira a seguir nove endereços previstos para abrir em SP ao longo dos próximos meses em SP que certamente vão dar o que falar:

# Trattorita Evvai (@trattorita)
Detentor de uma estrela Michelin pelo trabalho à frente do Evvai, o chef Luiz Filipe Souza inaugurou na semana passada (19/1) a Trattorita Evvai, casa italiana mais descontraída que promete combinar novidades com alguns pratos que fizeram sucesso no início do Evvai, como a fregula com frutos do mar e o malloreddus (nhoque típico sardo) com ragu de linguiça e fonduta de pecorino. A Trattorita vai ocupar o ponto da Rua Joaquim Antunes onde funcionou a pizzaria Evvi.ta, também de Luiz Filipe Souza. Aliás, as pizzas com massa de coberturas inventiva serão servidas diariamente no bar da entrada, a partir das 18h.

# Nuestro Secreto
Os empresários Leo Sanchez e Eduardo Papel, dos restaurantes Vista e Selvagem, inauguram neste ano o Nuestro Secreto, restaurante de carnes com 500 lugares e dois andares que será construído dentro do Parque Villa-Lobos (próximo às quartas de tênis). Em sete parrillas espalhadas pelo espaço, a chef Priscila Deus (ex-Pobre Juan) e sua equipe irão preparar em grelhas a carvão e lenha todo tipo de carne — cortes argentinos, dry-aged, defumados e até hambúrgueres altos e suculentos.

# Tappo Trattoria (@tappotrattoria)
Dono do ICI Bistrô, o chef Benny Novak promete animar o início de 2024 com um aguardado retorno. A Tappo Trattoria, que funcionou entre 2007 e 2020 num charmoso salão na Rua da Consolação, será reaberta no início de fevereiro no térreo do edifício Paquita, na Rua Alagoas, em Higienópolis (em frente ao Parque Buenos Aires). O menu irá manter a essência das receitas italianas clássicas que fizeram a fama do lugar, a exemplo do espaguete cacio e pepe (foto), do fettuccine à bolonhesa e do cavatelli ao ragu de linguiça.

# Santo Grão Itaim (@santograo)
Dono de um dos terraços mais acolhedores e disputados do bairro, o Santo Grão do Itaim, acredite, vai mudar de endereço. No dia 31 de dezembro, o café-restaurante deixou a aprazível esquina que ocupava há treze anos na Rua Jerônimo da Veiga. Promete reabrir em fevereiro a duas quadras dali, na Pais de Araújo, 163 (onde era o restaurante e espaço de eventos Mandarine).

# Trattoria Temperani (@temperanicucina)
Uma das atrações do Vila Anália — complexo gastronômico que chacoalhou a Zona Leste —, o Temperani Cucina, do restaurateur Guilherme Temperani, irá ganhar um extensão no Itaim Bibi, também aos cuidados do competente chef italiano Antonio Maiolica. Promete ser uma versão mais simples e de preços mais camaradas da matriz, nos moldes de uma trattoria, e será inaugurada no Brascan Open Mall, na Rua Joaquim Floriano. A previsão de abertura da Trattoria Temperani é em abril.

# Arturito (@restaurantearturito)
Desde 2008 em Pinheiros, o célebre restaurante Arturito, da chef Paola Carosella e seu sócio Benny Goldenberg, vai se mudar em março para os Jardins. A nova sede fica no térreo de um novíssimo residencial de alto padrão na Rua Chabad (entre Rebouças e Melo Alves), pertinho do metrô Oscar Freire. Serão 80 lugares (30 a mais que a unidade atual), com projeto arquitetônico do badalado Otavio de Sanctis. Uma novidade: a casa irá funcionar a partir das 10 da manhã, com um menu especial de café, com doces e sanduíches.

# Azur
Dona da trattoria Manduque e da padaria-bistrô Feliciana, ambas no Mercado de Pinheiros, Ana Paula Sater (mulher do cantor Almir Sater) inaugura em fevereiro mais uma casa no pedaço — o Azur. O restaurante com foco em peixes e frutos do mar irá funcionar no box antes ocupado pela Comedoria Gonzalez. Será comandado pelo casal de chefs Mari Adania e Fabio Sinbo (foto), o mesmo do Manduque. Os insumos virão da vizinha peixaria Nossa Senhora de Fátima, de Alexandre dos Santos, também sócio do Azur.

# Em Sherif (@emsherifrestaurant)
O complexo Cidade Matarazzo (onde fica o luxuoso hotel cinco-estrelas Rosewood),próximo à Avenida Paulista, irá estrear em 2024 um novo polo gastronômico, com restaurantes e bares. Uma das principais atrações será o Em Sherif, classudo restaurante libanês nascido em Beirute e que hoje tem filiais em Londres, Monte Carlo, Doha, Damasco e Cidade do Kuwait. A previsão de inauguração é no segundo semestre.

# Felice e Maria (@felicemariagastronomia)
Uma das personalidades gastronômicas de São Paulo, Massimo Ferrari marcou época na cidade com o extinto restaurante italiano que levava seu nome na Alameda Santos. Em 2024, o restaurateur piemontês volta a orquestrar um restaurante aberto ao público — o Felice e Maria, que antes fuincionava só como espaço de eventos e rotisseria. A casa fica na Rua Helion Póvoa, na Vila Olímpia, em frente à Praça Edgard Hermelindo Leite (na esquina da Hélio Pellegrino e Santo Amaro). Além dos risotos, massas e carnes, uma atração do menu será sua ultrafamosa tarte tatin.

Fotos da Trattorita Evvai: Tadeu Brunelli/Divulgação.

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar