Tuju (SP)

Nota Final

Uma das estreias gastronômicas mais aguardadas do ano em São Paulo, o restaurante Tuju finalmente abriu as portas — duas semanas atrás, no dia 29/7. A expectativa em torno deste new-kid-on-the-block da Vila Madalena não era injustificada: trata-se do primeiro restaurante próprio do jovem chef Ivan Ralston, herdeiro da rede Ráscal e com currículo que inclui passagens por cozinhas ilustres, como a do Maní (SP) e a do espanhol Mugaritz, no País Basco. Além disso, foram investidos 3 milhões de reais no espaço, pontuado por pequenas hortas que abastecem a cozinha de temperos e legumes. 

Apesar de estar em sintonia com as receitas contemporâneas defendidas ali, o ambiente carrega certa frieza — talvez pela luz branca que vaza da super equipada cozinha (curiosamente, a área de espera, nos fundos, é mais aconchegante). Por outro lado, o Tuju já abriu com a cozinha afinada. O menu é enxuto. São nove entradas e sete pratos, que vem à mesa em apresentação caprichadíssima e porções um tanto reduzidas — bem ao estilo da cozinha de vanguarda.

Entre as entradas, as duas minicoxinhas de galinha d’angola (11 reais) e os três canapés de tutano com erva beldroega (18 reais) não foram páreo para o ótimo tartar (carne crua temperada; 32 reais), servido com um inusitado sorvete de mostarda de Dijon.

Os pratos são criativos também, caso do macarrão de palmito-pupunha (49 reais) com lula, vôngole, ouriço e ovo caipira — este cozido por 45 minutos à temperatura máxima de 63 graus. Vale provar ainda o arroz mar e montanha (59 reais). É preparado com o arroz de paella, o espanhol sénia, e vem incrementado com pedacinhos de paio, pato e lula e coberto por lagostins. A finalização traz uma emulsão de urucum e alho mais broto de ervilha. Outras sugestões são o peixe do dia com banana e nhoque de abóbora preparado sem farinha (54 reais) e o caneloni de pato no tucupi (62 reais).

Na carta de vinhos, uma dica para não esfolar o bolso é o tinto português Quinta do Correio 2011 (62 reais). Pode-se provar as entradas e os pratos num menu-degustação de 190 reais, mediante reserva.

Tuju
Rua Fradique Coutinho, 1248, Vila Madalena, tel. 2691-5548 (vizinho ao AK Vila).
Terça a sábado, 19h30/23h
Domingo, 13h/16h30
Fecha 2a-feira
tuju.com.br

Notas Individuais

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar