Célebre pelos lámens, JoJo Ramen ganha nova unidade na Vila Mariana, chamada JoJo Lab

Um dos mais excitantes endereços de lámen em São Paulo, com filas desde que abriu as portas em 2016 no Paraíso, o JoJo Ramen acaba de ganhar uma segunda unidade paulistana. Na Rua Gandavo, na Vila Mariana, foi recém-inaugurado (16/10) o JoJo Lab, um pequenino noodle bar de 20 lugares que tem a proposta de apresentar (e testar) novas receitas de lámen.

Além disso, o Lab irá funcionar como a cozinha central do JoJo, com produção diária das massas e caldos usados nas receitas.

O cardápio é bem conciso, com duas entradas, três lámens (sendo um deles vegetariano) e uma sobremesa. Para abrir o apetite, vai bem a salada de mix de folhas verdes (12 reais; foto) enriquecida com quinoa, tomatinho, damasco em tirinhas e um saboroso molho à base de gergelim e vinagre japonês.

Também se destaca o guioza (19 reais; 5 unidades; foto), que ganha casquinha tostada depois de passar pela chapa. Seu saboroso recheio combina carne suína com nirá, gengibre, alho, repolho, acelga e especiarias.

A ideia aqui é oferecer versões de lámen diferentes da matriz. Para aprimorar as receitas, a casa trouxe novamente ao Brasil o ramen master japonês Takeshi Koitani (foto).

Versão japonesa do dandan noodles (originário da província chinesa de Sichuan), o tantanmen (42 reais; foto) foi um lámens escolhidos para estreia do JoJo Lab.

A receita preparada na casa traz o macarrão mergulhado num encorpado e saboroso caldo de porco e frango com pasta de gergelim. Completam a pedida copa-lombo moída marinada em shoyu e um óleo de pimenta (la-yu) artesanal, que dá mais sabor que ardência ao prato.

Para acompanhar, há uma pequena oferta de saquês em dose e em garrafa com sugestões de harmonização assinadas pela sommelière e expert no assunto Yasmin Yonashiro.

Um deles é o japonês Amabuki Tokubetsu Junmai Chokarakuchi (33 reais a dose; foto), indicado para pratos picantes. Trata-se de um saquê extra seco da região de Saga, de ótimo paladar. É elaborado com arroz yamadanishiki (um dos melhores do mundo) e no qual se utiliza uma levedura de flor no processo.

Vá sem pressa, pois a casa já abriu com fila de espera.

JoJo Lab
Rua Gandavo, 193, Vila Mariana, tel.: (11) 5083-9837.
Segunda a sábado, 18h30/22h30;
Fecha aos domingos.

Foto da salada: Rubens Kato/Divulgação.
Fotos do lámen e do ramen master: Rafael Salvador/Divulgação.



HIGHLIGHTS
JoJo Lab

Faixa de Preço: $
Tipo de Cozinha: Lámens

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar