Dupla ex-Bistrô Charlô inaugura o bacana Teus, novo hotspot do Baixo Pinheiros

Desde a abertura do Più, em junho de 2015, um restaurante não causava tanto zum-zum-zum no Baixo Pinheiros. A bola da vez agora é o Teus, inaugurado há pouco mais de um mês (22/10) por dois sócios que se conheceram e trabalharam juntos no restaurante de Charlô Whately nos Jardins. São eles o chef Chico Farah (que antes de ingressar no Charlô comandou a cozinha do extinto espanhol Eñe) e Pedro Grando, ex-gerente geral do Bistrô Charlô.

teus2Instalado no trecho da Rua Natingui que fica bem atrás da igreja Cruz Torta, o Teus seduz pelo ambiente de estilo rústico-descolado, com tijolinhos à vista, espelhos e um balcão de bar de sete lugares. Complementa o lugar uma espaçosa varanda à beira da calçada que tem tudo para bombar no verão.

Entre as entradinhas, destacam-se a burrata mineira servida com pão de fermentação natural levemente tostado (25 reais) e uma receita inspirada nos espanhóis huevos rotos con jamón. Nela, um frigideira com batata palha caseira, fininha e crocante, vem coberta por jamón serrano e ovo frito de gema mole (19 reais; foto) — a ideia é misturar tudo antes de comer.

teus3Concisa e tentadora, a lista de pratos principais reúne nove sugestões. Duas das melhores receitas são servidas em pratos de pedra sabão, que ajudam a conservar a temperatura. É o caso do franguinho braseado (coxa e sobrecoxa ou peito e asa) com polenta rústica e quiabo tostado (44 reais; foto) e do arroz de polvo (51 reais; foto), úmido na medida e que leva arroz bomba espanhol e sofrito, refogado de tomate, cebola e pimentón de la Vera, páprica defumada da região de Cáceres, na Estremadura.

Também faz bonito o polvo grelhado servido com batatinhas ao murro e aïoli picante (55 reais).

teus4Fique ligado: a carta de coquetéis não conta, mas o clássico negroni (25 reais) pode ser preparado ou com o vermute tinto espanhol Miró ou com o italiano del Professore, de Turim. Inclui também um gim tônica com o caríssimo gim alemão Monkey 47 , que custa coincidentemente 47 reais. Na exígua carta de vinhos, duas dicas: o Vale da Pedra Syrah 2015 (97 reais), da premiada vinícola Guaspari, de Espírito Santos do Pinhal (SP); e o espanhol Xabec 2011 (125 reais), mescla das uvas garnacha e cariñena feito em Montsant, na Catalunha.

Teus
Rua Natingui, 1548, Pinheiros, tel.: (11) 3031-0654.
Terça a quinta, 12h/15h e 19h/23h;
Sexta, 12h/15h e 19h/23h30;
Sábado, 12h/17h e 19h/23h30;
Domingo, 12h/17h;
Fecha 2a-feira.

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar