Restaurante Simone ressurge no Itaim com menu degustação de inspiração piemontesa

Simone Paratella tem um sonho declarado: conquistar a cobiçada estrela Michelin. O chef italiano, que entre 2023 e 2024 teve um restaurante com seu nome na Rua Pedroso Alvarenga, no Itaim, está de volta com uma nova casa de alta gastronomia — idealizada no formato de menu degustação e serviço impecável que costuma seduzir os inspetores da publicação.

O novo Simone reabriu em maio, mais intimista do que nunca. Fica agora na discreta Rua Tapinas, também no Itaim, e dispõe de apenas 19 lugares, disponíveis mediante reserva de terça a sábado.

Natural de Alba, no Piemonte, Simone Paratella passou por diversos restaurantes na Itália e em Londres antes de se fixar no Brasil, em 2020. Ele é casado com a mineira Gabriela Harue, com quem abriu em Belo Horizonte um italiano bem mais informal, o Pasta Lab (que deve ganhar uma filial em SP nos próximos meses).

Envidraçada do piso ao teto, a cozinha do Simone transforma o preparo dos pratos em espetáculo à vista dos clientes.

No dia da visita, o abre-alas foi um delicioso patê de foie gras coberto por grãos de mostarda fermentada e servido com brioche de fabricação própria.

Em seguida, chegou a salada de coelho com semente de romã, salsão, azedinha e rabanete, que fez ótima harmonização com o sauvignon blanc neozelandês Cloud Bay, com aromas herbáceos marcantes e grande frescor.

Numa boa sacada, o peito de pato de ponto rosado (foto), cortado bem fininho, vem coberto por cubinhos de pera cozida no saquê e especiarias; e o carpaccio de filé-mignon defumado eleva seu sabor ao ser combinado com um molho citronete com anchova, avelã e parmesão.

Os principais destaques ficam guardados para a parte final: o talharim ao ragu de coelho (foto), prato-assinatura de Simone Paratella; os delicados raviólis del plin (foto) ao perfume de tomilho banhados por uma impecável glace de carne, que evocam a terra-natal do chef; e ainda o nhoque valorizado por um aveludado creme de queijo de ovelha rocchetta.

O serviço é conduzido por ótimos profissionais, como o jovem gerente e sommelier Caio Lutfe (ex- Grupo Fasano).

O menu degustação, com nove etapas, sai por 529 reais. A harmonização com vinhos oferece três possibilidades, com preços a partir de 520 reais.

Simone Ristorante (@ristorantesimone)
Rua Tapinas, 118, Itaim Bibi.
WhatsApp: (11) 91267-7795.
Terça a sábado, 19h/23h;
Fecha domingo e segunda.



HIGHLIGHTS
Simone Ristorante

Faixa de Preço: $$$
Tipo de Cozinha: Italiana

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar