Elegante, grandioso e badalado, bar-restaurante Tessen é nova sensação do Itaim

Ainda não inaugurado oficialmente mas funcionando a todo vapor, o Tessen nem bem chegou e já mostrou a que veio. Anote aí: este elegante e grandioso bar-restaurante japonês do Itaim certamente será um dos lugares mais badalados de São Paulo neste 2018.

TESSEN9Na Rua Joaquim Floriano, o endereço de três andares e fachada envidraçada demorou mais de um ano para ficar pronto e impressiona pelas instalações. No ambiente principal, por exemplo, atrai os olhares uma imponente obra (foto) da artista Maria Fernanda Filardi. Ela criou um rosto feminino de feições orientais com 16 quilômetros de fios pretos e aproximadamente 20 mil pregos.

TESSEN13O bacana rooftop ao ar livre (foto), que funciona até 22h por causa da vizinhança, também tem seus caprichos. Ali, destaca-se uma mesa comunitária de 20 lugares ao redor de um espelho d’água.

Acertadamente, o time de proprietários — que inclui um sócio do Nakka e dois ex-Canddele — convocou Thiago Maeda (ex-Side) para cuidar da cozinha.

TESSEN12O chef executa ali um trabalho exemplar, sobretudo nas sugestões que saem do sushi-bar. No cardápio variado e cheio de cifrões estão algumas ideias trazidas por Maeda de recente viagem à Londres.

Uma delas é o nori taco (22 reais a unidade; foto), preparado com folha de alga nori frita ao estilo de um tempura que recebe três sugestões de recheio: cubos de salmão ou atum ou siri mole frito.

TESSEN4Também inventivas são as sugestões de sushi e sashimi. Destas, merecem destaque os sushis de atum, guanciale e molho tarê (14 reais a unidade; foto) e, esse memorável, o de tartar de wagyu, uni (ovas de ouriço) e foie gras (19,50 reais a unidade).

Vale provar ainda o sashimi de atum maçaricado servido com alga wakame, flocos de alho frito e molho à base de shoyu e saquê (32 reais; foto).

TESSEN11Para apetites mais vorazes, uma dica de pendor asiático é o musashi fried rice (42 reais; foto), arroz com lagostim, chorizo espanhol, ovo e kimchi (acelga fermentada picante). Preparado na wok, ele é depois selado na frigideira bem quente.

Outro Thiago, o competente Thiago Pereira (ex-Sala Especial), é o bartender da casa. Além de versões de clássicos como o ótimo bloody mary defumado (39 reais), ele prepara drinques autorais de pegada mais suave e com receitas que levam ingredientes orientais como chá verde, matchá, shissô e licor de ameixa japonesa.

TESSEN1Uma boa surpresa é o katana (32 reais; foto). Em copo alto, apresenta refrescante combinação de gim infusionado com kinome (erva japonesa), saquê, purê de yuzu (fruta cítrica asiática), suco de capim-santo, hortelã e o bitters escocês Teapot.

Um desconforto do Tessen é o exíguo espaço de espera por mesa, logo na entrada. Tal inconveniente só será resolvido, provavelmente, quando for inaugurado o piano-bar do térreo, em abril. Além desta função, o espaço terá programação própria de pocket-shows e até festas com DJ para até 250 pessoas.

Tessen
Rua Joaquim Floriano, 295, Itaim Bibi, tel.: 2386-8203.
Segunda a sexta, 12h/15h e 19h/0h;
Sábado e domingo, 12h/0h.



HIGHLIGHTS
Tessen

Faixa de Preço: $$$
Tipo de Cozinha: Japonesa contemporânea

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar